Bem, já se passou uma semana desde que eu pisei em terras canadenses. Como eu havia prometido, criei o blog. Existem muitas coisas pra falar, mas eu vou escrever resumidamente como foram esses primeiros dias aqui em Edmonton.
#A viagem
Sai do Rio de Janeiro deixando pra trás uma grande tropa de amigos que foi lá só pra dizer tchau. Foi a última vez que eu abracei alguém! A primeira viagem pra São Paulo foi super tranquila. Tinha um garotinho e a mãe dele do meu lado. O molequinho era Palmeiras e a mãe São Paulo. Estavam vindo de Nova York e me desejaram uma boa viagem. Em São Paulo eu esperei horas até poder decolar. Quando entrei no avião da Air Canada eu parecia pobre! Era tudo novidade. Em frente a poltrona tinha uma telinha que ficava passando vários programas. Só tocar e escolher. Assisti filme, assiti programa de esporte, desenho, ouvi música... só não consegui dormir. De um lado tinha um coroa canadense e do outro um garoto de Pernambuco que tava vindo estudar inglês em Toronto. Gente boa. Na alfândega, deu tudo certo. Nenhum problema com os policiais, a autorização pra morar aqui foi concedida rapidamente e eu não fui apalpado. De Toronto pra Edmonton, mais quatro horas de voo. Tudo bem... até que passou rápido. Quando as nuvens sairam de cima, pude ver a paisagem plana e branca do centro do Canadá. Chegando em Edmonton, não demorou 5 minutos e a Sally chegou ao Aeroporto. Quando eu peguei minha mala tive uma surpresa! A mala tava quebrada! Mas amanhã eu vou levá-la para o aeroporto pra Air Canada poder consertá-la.
#Casa
Do Brasil eu tinha marcado pra ficar em uma casa pertinho da faculdade pagando uma bagatela: 450 reais tudo incluso. Mas adivinhem? O lugar era uma porcaria. Sujo, desorganizado, cheio de cartazes pregados na parede com ordens (céus! eu odeio isso!) e o quarto não era um quarto! Era um espaço do lado de uma cozinha no porão da casa, cercado por estantes e com uma cama no meio. Reparem: não havia sequer paredes, imagina uma porta? Nós subimos e a Sally falou que se eu não tivesse gostado do lugar eu poderia passar uma semana na casa dela para arrumar um lugar melhor pra ficar. E foi isso q eu fiz. Visitei alguns lugares, liguei para algumas pessoas, visitei alguns quartos... e com isso o tempo foi passando... Até que uma mulher do Centro Internacional da Universidade de Alberta (UA), onde eu estou trabalhando, me mandou um email dizendo que teria alguns possiveis lugares pra eu ficar. E aqui estou: depois de uma semana vivendo dentro da UA. No proximo "post" eu coloco mais detalhes sobre o lugar.
#Laboratório
Cheguei aqui e fui comer sushi com o pessoal do Lab. A Sally é gente fina. A Pam, a menina que foi escalada pra me ensinar tudo sobre biologia molecular em 5 meses, é super legal e paciente. Emily, Jackson e Danielle são pessoas bem legais também, apesar de eu não enter tudo que a Emily fala (ela fala muito rápido). O trabalho já começou no segundo dia. Pipetas pra que te quero. PCR, gel, extração de gel, clonagem, PCR, miniprep... enfim! Já estou bem ocupado!!! E o trabalho promete ser bem duro.
#Clima
Quando se fala em Canadá, se pensa em frio. E não é diferente. Sair sem o casacão nem pensar. Felizmente o tio Neves e o Miguel me emprestaram bons casacos que estão segurando a onda legal aqui. A paisagem é toda branca. Muita neve por todos os lados. A neve é que foi um pouco frustrante. Eu tinha uma imagem ideal dela sendo fofa e caindo em flocos, mas o que aconteceu aqui até agora foi um pouco frustrante: chuva congelada! Somente! Além do frio, o que eu mais sinto é a secura. Aqui é mais seco que Brasília, o que me faz beber água a toda hora e ficar com o nariz muito seco. Mas ainda não tive problemas com boca rachada ou coisas do tipo. Enquanto você está dentro dos prédios, você até esquece que faz frio demais lá fora. Mas é só sair do prédio que você se lembra rapidinho... :). Outra coisa que não é clima, mas que é importante frisar, é o que eu tenho achado mais difícil: o sol nasce as 9h e se põe as 16h. Acorda escuro e dorme escuro!
Mas já to me acostumando.
Bom, eu ainda não passeei muito, então não tem muito o que dizer. Esse fim de semana eu devo dar uma volta e vou colocar aqui o que eu to passando.
Continuem acessando.
Vou tentar atualizar com textos pequenos pra todos terem paciência pra ler!
Tchau-tchau saudoso pra todos vocês!
Emilio