Oi pessoal, foi mal a demora para o aguardado texto.
Como eu falei no último texto, domingo passado eu realizei um sonho.
Desde moleque que eu me amarro em hockey. E quando se fala em hockey, todas as pessoas que já ouviram falar desse esporte louco vão pensar em um campeonato: a NHL. Praqueles que nunca ouviram falar em NHL, ela é a liga norte-americana de hockey e é onde todas as grandes estrelas do mundo do hockey jogam. Salários milionários, mulheres e tudo o mais. É como as ligas inglesa, espanhola e italiana de futebol. O esporte com muito dinheiro e com todas as estrelas.
Pois bem, eu fui assistir ao jogo do time aqui da cidade, o Edmonton Oilers (Petroleiros, vamos traduzir assim) contra um time da Califórnia, o famoso Anaheim Ducks (que foi criado após o filme "Nós somos os campeões" que foi feito pela Disney nos anos 90).
Quando eu pensei em vir pra Edmonton, eu lembrei que o Wayne Gretzky foi revelado e fez história aqui na cidade. Wayne Gretzky foi o maior jogador de hockey que já existiu na história. Além de jogar muito o cara tem um carisma danado. A cidade tem ele como um dos seus maiores "expoentes". E durante a década de 90 ele foi o pivô de uma das transações mais caras, pra época, em todos os esportes. Tem livro, documentários e um bocado de outras coisas aqui na cidade sobre essa transação. Ele foi chamado de traidor, de sanguessuga, entre muitas outras coisas. Mas o legal, que eu vi num documentário, é que quando ele veio fazer o primeiro jogo contra o time de Edmonton, a torcida compareceu em massa e lotou o estádio. E para eles não era um jogo do Kings (o então atual time do Gretsky) contra o Oilers. Era uma apresentação do Wayne Gretzky. Achei muito legal. E esse cara é o "prefeito" da cidade. Se ele se elegesse, sem dúvidas ganharia. Não ganharia só aqui em Edmonton, mas no Canadá inteiro. Pra vocês terem uma idéia o cara tem uma rua e uma estátua aqui em Edmonton (veja as fotos abaixo) e ainda é vivo. É como se começassem a erguer monumentos para o Pelé. O dia que o Edson bater as botas você vai encontrar um milhão de ruas com o nome Pelé ou Edson Arantes do Nascimento... mas até lá... hehehe... isso eu achei engraçado. Apesar do Gretzky ter trazido títulos para o time de Edmonton, a situação hoje em dia é bem diferente. Mais a baixo vocês entenderão...

Foto da direita: Emilio Lanna aos pés da estátua de Wayne Gretzky levantando a Stanley Cup (a taça da NHL). Foto da esq. Placa da "Wayne Gretsky Drive"
Acordei umas 10 horas no domingo e passei o dia todo super ansioso. Quando deu três da tarde eu saí daqui de casa, peguei o LRT (o metrô daqui) e fui pro norte. Algumas estações depois eu desci no "Coliseu" que é praticamente dentro do "estádio" do time do Oilers. O lugar é chamado de Rexall Place (Rexall é uma marca de farmácias daqui...) e fica, adivinhem aonde? Na Wayne Gretzky Dr.
Bem vindos ao Rexall Place.
Após dar uma volta ao redor do estádio para achar a estátua da foto acima, eu entrei no estádio. Sem fila, sem brigas, sem camelôs. Uma pessoa simpática pegou o meu ingresso (que eu havia comprado online e impresso lá no laboratório), uma outra revistou a minha mochila e eu já estava dentro do estádio. Fui na loja do time e gastei uma grana comprando uma camisa e um boné do time - estavam em promoção... hehehe...
E aí fui pro meu lugar, fileira 39, poltrona 5. Lugar marcado! Andei um pouco, muitas pessoas pra indicar onde eu tinha que ir até chegar no meu lugar. Um bom lugar com uma boa vista para o "rink" (a pista de gelo). Cheguei e me sentei no lugar que eu havia comprado. Tinham duas mulheres do meu lado, nenhum homem por perto. Só que eram 10 pras 4, o jogo começava as 5... hehehe... ai foi a espera... a ansiedade só aumentando...
20 pras 5 mais ou menos os caras entraram no rink. Fizeram um aquecimento exatamente idêntico ao que nós fazíamos antes dos nossos jogos de hockey e depois voltaram pro vestiário. Nessa hora eu já estava realizado. Tinha visto jogadores como Teemu Selanne e Scott Niedemayer patinarem a uns 50 metros de mim... Mas uma coisa me espantou, o estádio não estava muito cheio...
Aquecimento dos jogadores dos dois times: o de branco é o Ducks e o de azul o Oilers.
5 horas em ponto. As luzes se apagaram e um show de símbolos do Oilers foram projetados no gelo. Uma enorme torre de extração de petróleo desceu e os jogadores do time daqui entraram passando por dentro dela.... o estádio, essa hora, já estava cheio e as pessoas gritaram muito! Foi muito legal. Aí teve hino americano, hino canadense com todo mundo cantando em coro. Umas palhaçadas antes do jogo e finalmente a pelada começou. Aí eu estava emocionado. Quase chorei... hahaha...
Mas a partir dai confesso que foi um tanto quanto frustrante. O time do Oilers é uma bela porcaria. Marcou esse ano uma série de 20 jogos sem vencer. E dessa vez não foi diferente: perdeu de novo! Mas não foi a derrota que me frustrou. Depois que uma pessoa vai ao Maracanã, num jogo do Flamengo, qualquer torcida do planeta vai parecer desanimada pra ele, até mesmo a do seu amado tricolor paulista. Mas a torcida daqui era desanimada demais. Dava pra ouvir o capitão do time gritando com os seus jogadores, o técnico gritando as instruções... um silêncio esmagador. De vez em qdo aparecia um cara do nada, em locais aleatórios do estádio, com um tambor e puxava um "Let's go Oilers..." que durava alguns segundos, mas logo era silenciado. O silêncio se quebrou quando o time fez os três gols deles e quando anunciaram que o Canadá tinha ganho uma medalha de ouro na olimpíadas de inverno.
Mas foi legal... os caras jogam muito. Patinam muito. Tiveram algumas brigas... Muitos gols (7 a 3 o placar final) e eu vivenciei um jogo da NHL.
Na saída, todos andando educadamente, se dirigindo ao LRT. Uma fila gigantesca pra pegar o bilhete e pra poder entrar na estação. Mas eu tenho um passe estudantil aqui e me dei bem. Nada de fila pra bilhete, muito menos pra entrar... fui direto, peguei um trem vazio e em 10 minutos estava aqui em casa. REALIZADO.
Agora eu posso confessar: vim pro Canadá, em janeiro e no meio do inverno, pra trabalhar. Mas um dos motivos de ter escolhido isso aqui era poder assistir a um jogo de hockey. Pronto! Sonho realizado!!!
Menos um pra lista de sonhos impossíveis!!!
Fim de jogo! Sonho realizado! Eu com camisa e boné do time e o rink do ginásio atrás de mim!