segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aurora boreal!

Não, eu não estou doente!
Dois dias seguidos e dois dias de texto no brógui.
Mas é porque hoje tem uma história importante pra contar!!!
Segunda-feira, dia 5 de abril de 2010. Uma noite friazinha como outra qualquer na pacata cidade de Edmonton. Como outra qualquer até que chega uma mensagem via Facebook do meu amigo Levi. "Galera, olho no céu, porque há a probabilidade de rolar uma aurora boreal agora de noite!"
Então é hora de colocar um casaco e ir pra rua olhar pro céu. Me encontrei com o Levi, a Thais e o Daniel (roommate da Thaís, made in Venezuela) e fomos andando até a "orla" do rio aqui perto da universidade pra olhar pro céu. Estavámos caminhando e falando da vida quando os primeiros raios verdes apareceram no céu.
É indescritível a paisagem. São como ondas de luz que chegam de repente, se espalham no céu e de repente se apagam. O céu escuro fica com faixas verdes espalhadas por ele. Como estávamos no meio da cidade o espetáculo não foi tão perfeito quanto o que eu mostro nessa foto abaixo que eu piratiei da internet.
Ai vem a parte engraçada: quatro manés parados no meio da ciclovia não tem como não chamar atenção. As pessoas que passavam de bicicleta, ou de skate ou mesmo andando/ correndo paravam pra olhar o que a gente tava fazendo... e como a maioria era canadense eles olhavam, perguntavam o que que a gente tava olhando e quando sabiam que era a aurora boreal davam de ombros e saiam correndo. Depois chegaram uns chineses pra olhar pro céu com a gente. Mas ficamos lá, nós 4 mais os três chineses olhando o céu brilhar em verde.
Nisso eu e a Thaís (que também é do Rio) começamos a imaginar se esse evento fosse no Rio. Três pessoas iam começar a olhar pro céu, depois ia chegar mais umas 5... depois uma outra família aqui, outra ali... Cangas no chão, um maconheiro puxando um outro ali. Em pouco tempo um camelô vendendo coca, água e skol... hehehehe.... Tem coisas que não se comparam entre Edmonton e o Rio de Janeiro.

Bela noite de segunda! Ponto positivo pra semana!
UHULLLLLL!!!
Valeu Levi por alertar a gente!



Como a aurora boreal aparece num lugar longe da cidade.



4 comentários:

  1. Que espetaculo!!!!!!!!
    Já pensou isto no sitio em, sem nenhuma luz por perto.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser perfeito né Nanno??? Quando recebi aquele e-mail que te mandei fiquei torcendo pra q vc conseguisse ver por ai... e não é q saiu mesmo??!!! rsrsrsrs.. e qto a comparação com o Brasil, realmente... aqui tudooo vira evento... se demorasse um pouco eles rapidinho arrumavam uma roda de samba ou um carro com funk na maior altura e virara A FESTA!!! rsrsrsrsrs
    Bjãooo meu irmãoooo...
    TE AMOOOOOOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  3. Magavilha, camarada. Deve ser muito bacana ver esses raios verdes se formando. Mas a comparação com o Rio foi perfeita....rs. Bem por aí mesmo.

    Abraços>

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Nano, me lembrei do reveillon... se tivesse alguma coisa parecida por aqui, com certeza ia aglomerar! É só se lembrar das vezes em que tem eclipse! Todo mundo na rua...
    Sério... ainda bem que não dá para globalizar... aí se torna uma experiência única... algo assim como um selo: eu vi!! se você quiser ver... vai lá!!!
    Saudades, Gammmm

    ResponderExcluir