quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bamfiel, BC, Canadá

Oi pessoal,

E essa semana eu estou escrevendo de um lugar diferente. Acontece que a minha orientadora aqui me convidou para fazer uma viagem de campo em uma estação de pesquisa na costa Oeste do Canadá.

Então terça-feira passada eu sai de Edmonton cedinho, peguei um avião que pode ser classificado como um "voo Gol" e pousei no aeroporto de uma cidade bem charmosa chamada Victoria. No aeroporto a Sally (minha orientadora) me encontrou e entramos no carro pra uma longa viagem. A estrada tem umas vistas espetáculares, inclusive belíssimas árvores com mais de 800 anos de vida. Passamos por umas duas cidades um pouquinho maiores, onde compramos nitrogênio líquido para congelar as esponjas e "víveres" para a sobrevivência dos humanos, e depois uma estrada de terra batida com cascalho que não deve nada à estrada da fazenda em Valença. Depois de 5 horas de viagem de carro, chegamos a uma estação de pesquisa muito legal.

A primeira impressão foi bastante boa, já que de cara você vê o mar. Ah... depois de quatro meses é bom ver água pra caramba de novo. rs... Aí a Sally me levou para conhecer a estação: laboratórios, salas de aula, centro de convivência, biblioteca... colocamos nossas coisas no lab e viemos para o nosso alojamento. Uma charmosa casinha toda feita de madeira. Bastante aconchegante e com um colchão de verdade!!! :)
Ai na quarta de manhã a gente desceu até as docas, coletamos algumas esponjas (sem mergulhar, acreditem a água é muito gelada!) e fomos pro lab onde passei o dia todo limpando e fixando esponjas. De noite a Sally fez um jantar pra gente e ficamos conversando um pouco. Depois vim pro quarto e fui dormir.

Hoje o dia foi a mesma rotinha de limpar e fixar esponjas, mas de tarde eu fui num lago sensacional, onde a Sally mergulhou e coletou esponjas. O lugar é muito bonito e a água nem estava gelada assim.

Vou colocar algumas fotos pra vocês verem (clica nelas pra ver a foto maior!)....
Beijos e abraços a todos. Até amanhã!

Do avião foi possível ver as montanhas rochosas (rockies). Provavelmente as mais pro fundo da imagem são nos steites.Vista da baía de Victoria já na estrada para Bamfield.
Grandes árvores no caminho para Bamfield.

Canadian landscape. Ignorem o banco, vejam a bandeirinha e a montanha cheia de neve ao norte.


Vista da porta do laboratório.


O turista no lago.


O lago Friederick.


O bangalô onde estamos abrigado.


O lab onde ficamos.


4 comentários:

  1. Muleq, iradíssimo!
    Parabéns!!!
    Abçs, Diogo!

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo meu irmão... esse lago aí me lembrou um livro que li que mexeu mto com a minha vida... Imaginava um lugar exatamente assim... rsrssrsrs
    Fico mto feliz pelas oportunidades que vc está tendo... me orgulho mtooo de cada passo que vc está dando na sua vida!!!
    TE AMO MTOOOOOOOOO!!!
    E APROVEITAAAAAAA!!!
    Bjãooooooo

    ResponderExcluir
  3. Caraca!! estava tão envolvida com a formatação para publicar o meu livro (que aliás já está à venda) que fiquei dias sem percorrer os caminhos dos blogs... levei um susto com o tanto de postagens qeu eu ainda desconhecia!!! Curti demais seu boneco de neve... mais ainda sua foto com a bolinha de neve na mão...
    Que viagem hein? entrar mais ainda no mundo quase inacessível do Canadá, talvez onde muitos cidadãos das cidades grande desconhecem... lindas fotos, lindo relato... imagino como essa experiência está e vai enriquecer mais ainda seu mundo científico e cultural...
    Curta que o tempo passa rapido (embora não pareça!!)
    Beijosss da tia

    ResponderExcluir
  4. Fala Nannooooooooo.
    doido demais essa viagem, hein? E a foto do lago Comary? Hã? rs....
    Muito bonito o lugar. Belas experiências por essas terras geladas!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir